direito unicamp

A Congregação da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp enviou às instâncias superiores da Administração Central da Universidade uma moção de apoio à instalação de um curso de Direito em Limeira. No texto da moção, a Congregação encoraja a comunidade acadêmica a defender que a eventual criação do curso de Direito na Unicamp seja realizada no campus da Faculdade ou em Limeira e apresenta diversos motivos que apoiam sua decisão.

O primeiro motivo citado refere-se à natureza do Direito, reconhecido pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – agência de fomento do Ministério da Educação) como parte do campo das ciências sociais aplicadas, no qual a Faculdade também está inserida desde sua criação. Outra razão apresentada é a necessidade de consolidação da Unicamp como uma universidade multicampi e do necessário fortalecimento de seus diversos campi, além do campus central – o que se daria com a instalação de cursos tradicionalmente e historicamente reconhecidos pela sociedade brasileira, como é o caso do curso de Direito.

O fato do município de Campinas já contar com três cursos de Direito reconhecidos nacionalmente (PUC Campinas, Mackenzie e FACAMP) e a limitada oferta de vagas de Direito em Limeira também é apontada no documento. Veja o documento completo clicando neste link. A Congregação da Faculdade clama, ainda, para que as autoridades competentes da Universidade conduzam a discussão sobre o local de instalação do curso com base no interesse público envolvido.

A Câmara Municipal de Limeira também enviou à reitoria da Unicamp uma moção de apoio pela instalação do curso de Direito em Limeira.