logo fca transparente

Selecione seu Idioma

rsz logo unicamp

Design sem nome 26

Pesquisadores da Universidade Estadual de Londrina e da Unicamp lançaram na semana passada a coleção de livros intitulada “Entre-lugares: Docência & Experiência”, a qual se propõe a aprofundar o diálogo entre a docência e as múltiplas experiências vividas no processo de formação e atuação de educadores. O evento de lançamento promoveu uma mesa de debates com dois autores – Prof. Eduardo Marandola Jr e Profa. Jeani Delgado Paschoal Moura – e contou com a presença da Secretaria de Educação de Limeira e docentes do município. A conversa foi gravada e está disponível neste link.

A coleção é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa em Fenomenologia, Geografia & Educação (Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina) e do Grupo de Pesquisa Fenomenologia e Geografia, do Laboratório de Geografia dos Riscos e Resiliência (LAGERR), localizado na Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp e que vêm desenvolvendo pesquisas e intercâmbios científicos há mais de uma década.

Os dois primeiros volumes já disponíveis propõem reflexões sobre as interseções entre os espaços da prática docente e as experiências pessoais, culturais e sociais dos profissionais da educação – veja abaixo detalhes e links das obras. A proposta é oferecer um olhar abrangente sobre a formação de professores, abordando temas que vão além do campo acadêmico e que envolvem as representações sociais, experiências culturais e desafios contemporâneos da educação.

Composta por diferentes volumes, a coleção traz contribuições de autores diversos, com trajetórias que se entrecruzam em suas vivências como docentes e pesquisadores. Cada livro busca promover um debate crítico sobre a docência, incentivando a troca de saberes e a construção coletiva de conhecimento. A série é indicada tanto para educadores, pesquisadores e estudantes das áreas de educação e ciências humanas, quanto para leitores interessados em discutir a prática educativa a partir de um olhar interdisciplinar.

Coleção “Entre-lugares: Docência & Experiência”

Volumes já disponíveis:

Título:

Ensinar-aprender fenomenologia: trilhas de um pensar e de um fazer pela experiência

Autor: Prof. Dr. Eduardo Marandola Jr. (LAGERR Unicamp)

Apresentação:

Fenomenologia se ensina? Esta é a pergunta-chave que move a escrita deste livro, oriundo de cursos destinados à prática fenomenológica de pesquisa e ensino. Trata-se da busca pelo sentido da experiência, de uma prática como pensamento. O geográfico, como existência, está para além da disciplina científica, sendo, ao mesmo tempo, base para sua realização. Corporeidade, hermenêutica, situacionalidade e política convertem-se em possibilidades de um fazer Ciência pela experiência.

Título:

Ofício na/da docência: por uma educação sensível à experiência

Autor: Profa. Dra. Jeani Delgado Paschoal Moura (Universidade Estadual de Londrina)

Apresentação:

Neste livro, apresento a compreensão de uma fenomenologia da experiência docente, situando a docência em seu ser-sendo, nas mais variadas situações educacionais, as quais afetam e são afetadas pela situacionalidade do ser-docente, em um movimento dialético de começo, recomeço e novo começo. Trata-se de uma busca pelo fio que liga nossas vivências e lhes fornece sentido. E é na qualidade da atenção que damos às situações e às situacionalidades e a nós mesmos que encontramos a verdadeira essência do nosso ofício.

Volumes a serem lançados em 2025:

GEOPOÉTICA E EDUCAÇÃO: modos sensíveis de habitar (Autora: Danieli Barbosa de Araujo)

ESCOLA COMO PONTA DE LANÇA: modos-de ser Dasein-aprendiz (Autora: Larissa Alves de Oliveira)