logo fca transparente

Selecione seu Idioma

rsz logo unicamp



Em quais hipóteses as Organizações Estudantis estão sujeitas a desligamento?
Caso fiquem durante dois anos sem exercer atividades. A não recomposição ou renovação da equipe de gestão será reconhecida como suspensão das atividades. Ademais, conforme Delib. Congregação FCA - 308/2020: "Art. 10º [...] §3º - As Organizações Estudantis que não apresentarem relatório anual de atividades no prazo estabelecido pela Diretoria ficarão suspensas de participação no Conselho das Organizações Estudantis".
Quais são os critérios para o reconhecimento de novas Organizações?
Apresentar demanda dos alunos, comprovada através de questionário com número de pessoas favoráveis e justificativas; ter área de atuação e foco operacional definidos e ainda não contemplados por organizações existentes já reconhecidas; e estar aberta à participação todos os alunos da FCA. Ainda será necessária a aprovação de pelo menos 70% dos presentes na reunião do Conselho das Organizações em que for apresentada a proposta.
Em quê ligas e grupos de estudo se diferenciam de outras Organizações Estudantis?
De acordo com o artigo 8º do Regimento do Conselho das Organizações. as Organizações Estudantis que tiverem como finalidade a realização de estudos ou o fomento de áreas acadêmicas ou temas relacionados com as atividades de ensino, pesquisa e extensão da faculdade, como é o caso das ligas ou grupos de estudos, deverão vincular-se aos laboratórios, cursos e/ou programas concernentes às suas atividades e terão seu reconhecimento pelas instâncias relacionadas ao ensino, a pesquisa e/ou a extensão.
Quais as funções do Conselho das Organizações Estudantis?
O Conselho das Organizações Estudantis é presidido pelo Diretor(a)/Diretor(a) Associado(a) e composto por um membro representante de cada Organização Estudantil formalmente reconhecida pela FCA. Compete ao Conselho: organizar e acompanhar o Planejamento Estratégico da Unidade; elaborar a proposta de distribuição de recursos referentes ao Programa de Apoio às Atividades Estudantis Extra Curriculares (PAAEEC); reconhecer novas Organizações Estudantis, a partir de critérios definidos; propor a discussão de assuntos de interesse dos estudantes; emitir parecer sobre todos os assuntos submetidos pelo Diretor.
Qual o procedimento para atualização das informações da organização no site da FCA?
Encaminhar para a APEX. O representante da organização estudantil deve acessar o site da FCA e verificar se a descrição, o logo e o link das redes sociais da organização estão atualizados. Deve também enviar 3 fotos de 860 pixels de largura, as quais serão inseridas no álbum das Organizações.
Quando ocorrem as reuniões do Conselho das Organizações Estudantis?
Conforme calendário anual aprovado pela Congregação e disponibilizado do site da FCA.
Como tornar os resultados das Organizações Estudantis reconhecidos pela comunidade?
Os representantes da Organização Estudantil deverão entrar em contato via e-mail com Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo., citando no assunto a identificação da Organização Estudantil. O corpo do e-mail deve conter os objetivos da divulgação e anexar textos, reportagens, imagens, fotografias e/ou outros materiais que possam embasar a divulgação.
Como funciona o repasse orçamentário da FCA?

Os recursos orçamentários são alocados anualmente pela Administração Central da Universidade e sua execução deve seguir as etapas, regras e cronogramas definidos. Uma das alíneas alocadas é o “Programa de Apoio às Atividades Estudantis Extra Curriculares”, PAAEEC. A definição do uso desse recurso é competência da Diretoria da FCA, que pode solicitar ao Conselho da Organizações Estudantis propostas acordadas mutuamente entre os representantes.

Como funciona a parceria entre professores e Organizações Estudantis?
É desejável que cada organização estudantil tenha um docente para orientar e auxiliar em demandas projetos, cursos, consultorias, etc. A organização deve buscar um professor que tenha sua área de pesquisa relacionada ao curso ou projeto.
O uso da sala das ORG’s é livre? O que é necessário para utilizá-la?

As Organizações Estudantis possuem uma salas destinadas para a realização de suas atividades internas, cujo acesso deverá ser solicitado informando os membros autorizados (Nome Completo e RA) para o e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. Como trata-se de um espaço de uso coletivo, cada Organização é responsável por manter a sala e os itens nela localizados em plenas condições de uso e higiene.

Como a Organização Estudantil pode realizar um Evento?
Todo evento realizado na FCA deve obrigatoriamente ser cadastrado no Sistema de Controle de Eventos - CEven com antecedência mínima de 20 dias úteis para eventos gratuitos. Caso seja imprescindível a cobrança de taxa/inscrição dos participantes do evento, o evento deve ser cadastrado com antecedência mínima de 2 meses. Além disso, para eventos com cobrança de inscrições, a Organização deve preencher o Formulário de Administração de Eventos da FUNCAMP, informando algum docente como “Coordenador” e um responsável como “Contato Administrativo”, e enviá-lo por e-mail para Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. para as assinaturas necessárias. Após, o formulário será devolvido por e-mail ao interessado, que deverá tramitá-lo via FUNCAMP. Mais informações sobre o Custo de Administração Financeira e taxas bancárias para boletos ou cartões serão informadas 

FUNCAMP após o recebimento do formulário.

Para uma Organização Estudantil comercializar produtos, o que é necessário ser feito?
Para exploração comercial do espaço, é preciso obter autorização da Prefeitura Universitária dos Campi de Limeira por meio de formulário específico encontrado no site, informando eventuais adequações necessárias. Após o preenchimento correto, o formulário deve ser encaminhado por e-mail para Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. para a anuência da Direção.
Como funciona a matéria “Estágio em Organizações Estudantis” (SL004)?
Para cursar a disciplina, o aluno interessado deve participar de alguma Organização Estudantil e realizar a solicitação por meio de e-mail enviado para Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. durante o período de matrícula previsto no Calendário Acadêmico.
Qual o procedimento para utilização do nome/logo da UNICAMP?

A marca UNICAMP é licenciada para a Fundação de Desenvolvimento da Unicamp - FUNCAMP (conforme processo 01-P-278225/2015) e para a sua utilização é necessário que seja feita uma solicitação ao reitor, conforme modelo específico (entrar em contato com Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.), relatando qual organização irá utilizar e para qual produto/fim.

Qual o procedimento para troca de responsáveis das Organizações?
Após a realização da troca de gestão da Organização Estudantil conforme regimento próprio de cada entidade, os representantes deverão responder o formulário de atualização disponível neste link.
Qual o procedimento para afixação de faixas/banners em espaços de convívio do Campus?
Os murais identificados com informação de divulgação livre podem ser utilizados pela comunidade, desde que respeitadas as regras da UNICAMP e a legislação vigente, independentemente de autorização ou pagamento de taxa administrativa. Para afixar faixas/banners em outros espaços, deverá ser solicitada autorização junto à Prefeitura Universitária dos Campi de Limeira através do e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.