A primeira etapa é se cadastrar na Plataforma Brasil – é por lá que o processo será enviado ao Comitê para avaliação:
Dentro da plataforma é preciso pedir “nova submissão” e preencher os dados solicitados nas 6 etapas de preenchimento. Esses dados envolvem detalhes de como será feita a abordagem com os voluntários de pesquisa – resumo, metodologia, números de participantes, cronograma, orçamento, justificativas, riscos e benefícios, dentre outros detalhes inerentes ao projeto; anexar a documentação obrigatória na etapa 5, seguir para etapa 6 e aceitar os termos para o envio do projeto, finalizando assim o processo inicial para a apreciação do protocolo.
Documentos necessários
1. Documentos necessários para anexar à submissão e maiores orientações estão presentes no site da PRP sobre o CEP, link
2. Lembrar que esta é uma apreciação ÉTICA e não de mérito acadêmico-científico, portanto o projeto deve focar nas seguintes perguntas:
a. Quem são os participantes? b. Por que são esses os participantes? c. Como os participantes serão escolhidos? d. Como os participantes serão convidados? e. O que acontecerá com os participantes durante a pesquisa? f. Que dados serão levantados / coletados? g. Como esses dados serão organizados? h. Como será a gestão desses dados? i. Que dados serão divulgados e como? j. O que acontecerá com os participantes após a pesquisa? k. Quais os direitos dos participantes?
Todos estes questionamentos devem estar esclarecidos de maneira clara no projeto detalhado, de preferência, usando o roteiro disponível no link
Além das informações acima, na própria página inicial da Plataforma há um tutorial de preenchimento. Antes da finalização da inserção do projeto, o sistema gera uma Folha de Rosto, que deve ser assinada e enviada à Diretoria de Pesquisa e Extensão por email (
Contato
Se houver alguma dúvida sobre a submissão ou específica do projeto em tramitação, entre em contato com o CEP CHS da Unicamp pelo contato – E-mail: