O programa vem fortalecendo o estabelecimento de vínculos internacionais a partir de distintas frentes. Um dos destaques é a mobilidade internacional de docentes, em projeto de continuidade: se no quadriênio anterior o professor Oswaldo Gonçalves Jr., realizou pesquisa de pós-doutorado no Institute of Latin American Studies de Columbia University entre 2019 e 2020, neste quadriênio a professora Juliana Pires de Arruda Leite está desenvolvendo estágio pós-doutoral na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. A investigação que desenvolve, voltada à análise do papel de variáveis sociais, cognitivas e emocionais na conformação de comportamentos relacionados à inadimplência fiscal de microempreendedores individuais, apresenta uma perspectiva interdisciplinar a um problema do âmbito da administração pública. Trata-se, ademais, de uma pesquisa de cunho eminentemente aplicado: parte do desdobramento de acordo de cooperação técnico-científico que envolve atores como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e a Receita Federal do Brasil. O projeto pretende, a partir do conhecimento gerado em diálogo internacional de teorias, referências e realidades sociais possibilitado pelo estágio, aprimorar os termos do relacionamento entre órgãos nacionais e microempreendedores.
Outro elemento de destaque foi a organização da I Conferência Internacional Universidades em Rede - CIUR na Faculdade de Ciências Aplicadas de 9 a 12 de abril de 2024, que contou com financiamento do Programa de Apoio a Eventos no País – PAEP (Capes). A I CIUR se originou de projetos de pesquisa sobre crise climática que congregavam o ICHSA, o Observatório de Políticas Públicas da Unicamp, A Universidade Federal do Oeste do Pará, a Universidade Federal do Tocantins, A University College London e a Universidade Aberta de Portugal.
Também em termos de eventos enquanto iniciativas de internacionalização, o ICHSA em 2024 dedicou recursos materiais e pessoais para o fortalecimento de vínculos com Instituições de Ensino Superior e intelectuais de países africanos. Um destes foi o lançamento do livro “Jornadas com Amadou Hampaté Bâ - Diálogos África-Brasil”, de autoria do professor colaborador do ICHSA Antônio Filogênio Jr. e do intelectual costa-marfinense Aboua Kumassi Koffi Blaise. O lançamento, organizado pelo ICHSA em parceria com o LAGERR, contou com a presença de ambos os autores. ICHSA e LAGERR também organizaram o IX Seminário Local do Grupo de Pesquisa Fenomenologia e Geografia sobre Liames Brasil-África, ainda em 2024 - contando com palestras e mesas redondas formadas por participantes tanto do ICHSA quanto de instituições nacionais - como UEMA e PUC Minas - e internacionais (como a Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique).
No âmbito das parcerias internacionais, outro destaque se refere à Profa. Dra Lisa Marie Blackmore, da Essex University, Senior Lecturer in Art History and Interdisciplinary Studies, Director of Global Studies & Latin American Studies, School of Philosophy and Art History/Interdisciplinary Studies Centre, pesquisadora visitante convidada no ICHSA / FCA durante os anos de 2022 e 2203, sendo supervisionada pelo Prof. Dr. Oswaldo Gonçalves Junior. No período, a Profa. Lisa Blackmore participou intensamente de diversas atividades, entre elas tendo destaque aulas oferecidas para a disciplina CH004 - Metodologia Científica: Seminários de Dissertação e reuniões de trabalho junto ao projeto Observatório de Políticas Públicas no âmbito do Laboratório de Estudos do Setor Público (LESP).
O ICHSA possui dois convênios com universidades estrangeiras. Com a Sophia University (Japão), tivemos duas oportunidades (aula magna em 2023 e palestrar em 2024) em que o professor titular do Departamento de Estudos Luso-Brasileiros, da Faculdade de Estudos Estrangeiros, da Universidade Sophia, em Tóquio, Mauro Neves Júnior, palestrou no ICHSA / FCA sobre a História da Música Popular Coreana. Além de um estreitamento dos laços acadêmicos, com as palestras o Prof. Mauro explanou sobre pesquisa e análise sobre fenômenos da cultura pop (mídia, música, cinema e outros) do Japão e da Coreia do Sul. Já o segundo convênio se dá com a Universidade Nacional de Quilmes (Argentina), com a qual fora submetida proposta de projeto no ano de 2022 em edital do International Development Research Centre (Canadá). O projeto, intitulado “Reframing S&T policies in Latin America for inclusive transformation: tools and practices for designing funding evaluation and participation”, chegou a ser qualificada para fase final e, ainda que não logrando aprovação, serviu de estímulo para propostas futuras entre as duas instituições.