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O processo de intercâmbio internacional pode ser gerenciado pela Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI) e/ou pelas unidades de ensino da UNICAMP e é publicado por meio de edital. O aluno pode acessar o Portal da DERI para: obter informações gerais sobre o processo de mobilidade acadêmica; visualizar os editais (abertos e encerrados); obter modelos de documentos acadêmicos traduzidos para usar em processos seletivos (o estudante deve seguir o tópico, abaixo, Tradução de Documentos Acadêmicos, para conseguir a validação dos documentos traduzidos junto à Coordenação de Graduação, da FCA); conferir as universidades estrangeiras parceiras da UNICAMP.

O intercâmbio internacional é um importante processo complementar de formação profissional e pessoal oferecido ao aluno, durante o desenvolvimento de seu curso de graduação da UNICAMP. Por isso, a Diretoria de Ensino da FCA incentiva e divulga, para os discentes da unidade, por meio eletrônico (via E-mail Institucional), informações sobre os processos seletivos abertos, nos quais um ou mais cursos oferecidos pela faculdade, têm aderência. O aluno deve verificar, regularmente, sua conta de E-mail Institucional para tomar ciência das novas oportunidades de intercâmbio e para acompanhar informações dos processos seletivos nos quais está participando. 

A Coordenação de Graduação, da FCA, analisa os itens que exigem a verificação e a validação, conforme previsto em edital. As etapas de inscrição e de atuação (do aluno e da coordenação), da maioria dos processos seletivos, ocorre por meio do sistema SIGA. Contudo, o estudante sempre deve seguir as orientações descritas em edital, uma vez que, em alguns processos, a forma de tramitação é diferente. O prazo de atuação do estudante e o da coordenação, geralmente, também estão registrados em edital. Dúvidas específicas sobre cada processo podem ser encaminhadas para o contato indicado no respectivo edital. Questões que envolvem a Coordenação de Graduação podem ser direcionadas para a conta (Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.).   

 

Informações Gerais (Inscrição, Resultado e Afastamento):

I - Inscrição

O aluno deve acessar o Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA), clicar no Menu Intercâmbio, Item Inscrições em Processos Seletivos e depois no comando Nova Inscrição. O estudante pode se inscrever apenas em processos para os quais possui todos os requisitos anotados em edital. O discente pode se registrar em mais de um processo. Porém, em caso de aprovação em mais de um edital, o aluno deve confirmar a participação em apenas um. No SIGA, o interessado deve preencher o Formulário de Inscrição e de Plano de Estudos e acompanhar a tramitação do(s) processo(s) seletivo(s). O estudante também precisa verificar, regularmente, a conta de email institucional para obter informações sobre a tramitação de editais nos quais está inscrito e para inteirar-se sobre possíveis avisos e/ou solicitações complementares.

Nos casos em que o processo não for conduzido pelo SIGA, o estudante pode acessar o Formulário de Inscrição a partir do Portal da DERI e seguir as orientações registradas em edital. Nessas ocasiões, sem o uso do SIGA, o Formulário de Inscrição e os outros documentos, que precisam ser analisados e validados pela Coordenação de Graduação, devem ser compartilhados por meio da conta (Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.). A Coordenação de Graduação, normalmente, analisa os documentos no prazo de até 5 (cinco) dias úteis e o aluno também recebe um retorno via e-mail. Os requisitos gerais para o estudante participar de um processo de intercâmbio universitário estão disponíveis neste endereço eletrônico, vinculado ao Portal da DERI. Contudo, cada edital pode ter regras específicas.   

II - Resultado

O aluno deve consultar e atuar no SIGA de acordo com as instruções e com os prazos indicados em edital. O estudante também precisa verificar, regularmente, a conta de email institucional para obter informações sobre a tramitação do processo seletivo escolhido e para inteirar-se sobre possíveis avisos e/ou solicitações complementares. A convocação do discente selecionado, para o edital no qual ele se inscreveu, também acontece por e-mail e requer uso do SIGA para confirmar a participação no programa de intercâmbio. Após confirmar a participação em um edital, as outras inscrições (se houver) serão desconsideradas. Nos casos em que o processo não for gerencido pelo SIGA, o aluno deve seguir as orientações registradas em edital.

III - Afastamento da Graduação por Intercâmbio (Trancamento de Matrícula)

O estudante selecionado em um processo de intercâmbio deve solicitar o Afastamento da Graduação por Intercâmbio (Trancamento de Matrícula) via SIGA, obdecendo as orientações e os prazos previstos em edital. Nos casos em que o processo não for gerencido pelo SIGA, o aluno deve seguir as orientações e os prazos registrados em edital e pode acessar o Formulário de Afastamento Por Motivo de Intercâmbio por meio deste endereço eletrônico vinculado ao Portal da DERI.   

A prorrogação do intercâmbio pode ser concedida mediante o interesse da instituição estrangeira, a manifestação do aluno, a autorização da Coordenação de Curso e a anuência da DERI. Essa sequência de atuação/autorização precisa ser obedecida porque muitos processos seletivos são abertos, regularmente, em todos os períodos letivos. E isso pode impedir a prorrogação de um intercâmbio. O discente interessado na prorrogação do intercâmbio deve seguir os procedimentos deste endereço eletrônico (ver o item: Prorrogação do intercâmbio) vinculado à página da DERI.

 

Tradução de Documentos Acadêmicos

Alguns processos de intercâmbio exigem a apresentação do Atestado de Matrícula e/ou do Histórico Escolar traduzidos para o inglês. Entretanto, por enquanto, o SIGA oferece apenas esses documentos em português. Por isso, para conseguir esses documentos acadêmicos traduzidos para o inglês e validados pela Coordenação de Graduação da FCA, o estudante interessado deve seguir os procedimentos abaixo indicados:

  • Enviar o documento acadêmico em português (em formato .PDF) e o documento acadêmico traduzido (em formato editável), para a seguinte conta de email: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. (informar, nessa mensagem, o número do edital DERI de interesse);

O documento acadêmico traduzido para o inglês será conferido e validado pela Coordenação de Graduação, desde que as informações estejam corretas. Em até 5 (cinco) dias úteis o interessado recebe, via e-mail, o documento acadêmico traduzido e validado. A Diretoria de Ensino da FCA oferece esse serviço, exclusivamente, aos alunos regularmente matriculados em um dos cursos de graduação da FCA que estejam participando de algum processo de intercâmbio gerenciado pela DERI ou por uma das unidades de ensino da UNICAMP, no qual conste essa necessidade. Para outros casos, o interessado deve buscar uma Tradução Juramentada que seja realizada com tradutores reconhecidos pela Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP), conforme orientações da Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI).

 

Aproveitamento de Estudos

Após concluir o intercâmbio universitário, o aluno pode solicitar o aproveitamento de estudos por meio da conta (Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.). O prazo para essa solicitação é de até um semestre após a finalização da última disciplina cursada na instituição estrangeira. Para iniciar o processo, o interessado deve preencher o Formulário de Aproveitamento de Estudos, gerar um arquivo no formato (.PDF) e apresentar os documentos abaixo indicados, nos quais deve constar um código de autenticidade ou o carimbo e a assinatura da secretaria responsável pela emissão do documento:

  • Histórico Escolar contendo: os dados de reconhecimento do aluno; a identificação de cada disciplina cursada e aprovada; a nota; a carga horária;
  • Programa Detalhado de cada disciplina cursada: apresentar o Nome/Código da disciplina de forma idêntica à informação registrada no Histórico Escolar;

 Os documentos também podem ser validados mediante o recebimento de um e-mail da instituição estrangeira ou da DERI, desde que os arquivos emitidos pela universidade estrangeira estejam anexados na mensagem. Esse e-mail deve ser enviado/encaminhado para a conta: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.;

 O aluno deve apresentar um documento complementar indicando qual é o critério de aprovação no caso de o Histórico Escolar, emitido pela instituição estrangeira, não informar se o estudante foi aprovado ou não na disciplina cursada; 

 Todos os documentos serão analisados pela Coordenação de Curso no qual o discente está matriculado. O resultado do pedido de aproveitamento é enviado, via email, para o aluno, dentro do período letivo em que o processo de equivalência de disciplinas foi iniciado. O aluno também é notificado, via e-mail, caso seja necessário ser aprovado num exame de avaliação para conseguir o aproveitamento de estudos solicitado.    

 

Alunos Fora dos Requisitos Previstos em Edital

O aluno que não se enquadrar nos requisitos mínimos acadêmicos solicitados pela DERI, pode apresentar um recurso junto à Diretoria de Ensino, da FCA, para tentar viabilizar sua inscrição (desde que esse recurso esteja previsto em edital). Para isso, o interessado deve preencher e e enviar o Formulário Para Alunos Fora dos Requisitos para intercâmbio, junto com o Histórico Escolar para a conta (Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.). Ademais, os outros documentos indicados no respectivo edital de interesse, os quais devem ser avaliados pela coordenação, também devem ser anexados a esse recurso. O prazo para a coordenação avaliá-lo é de até 5 (cinco) dias úteis. Após a atuação da coordenação, o aluno recebe um e-mail com o resultado do recurso. 

 

Dúvidas sobre esse processo?

Visite a seção de dúvidas sobre intercâmbio internacional no FAQ - FCA: perguntas e dúvidas frequentes.

 

Diretoria de Ensino:

(19) 3701-6655 / (19) 3701-6704

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